Monsaraz. Do megalítico ao castelo medieval

Acordamos bem cedo e pudemos desfrutar do nascer do sol, visto de junto de um castelo medieval, com o Alqueva no horizonte. Cenário que vale a pena deslumbrar e que nos dá energia e vontade de aproveitar o dia. Tomamos o pequeno almoço e partimos á descoberta deste local mágico.

Entramos na muralha e seguimos pelas ruas estreitas, ladeadas de casinhas brancas e calcetadas de xisto. Do lado norte e poente da muralha podemos ver a extensa planície alentejana. Pelos locais por onde passamos, acabamos por absorver um pouco da sua história, fomos também visitar a Casa da Inquisição e ficamos surpreendidos com a influencia Judaica em Portugal e da forma como foram tratados.

Seguimos para as torres do castelo, podemos ter uma vista panorâmica daquele lugar, de um lado a Vila, do outro a planície e ainda o Alqueva do outro. Descemos depois à arena entre as várias torres, onde outrora foi uma praça de touros. Já próximo da hora de almoço e dado que é sábado e a restauração e esplanadas apenas pode trabalhar até as 13 horas, e não nos apetece fazer almoço, fomos encomendar comida a um restaurante junto à torre e comprar uma lembrança do local.

Almoçamos e fomos um pouco à descoberta da região, visitamos o Cromeleque do Xarez, um monumento da época megalítica e fomos parar na praia fluvial de Monsaraz, onde encontramos muitos caravanistas estacionados. Demos uma voltinha pela praia e escolhemos um cantinho sossegado para apanhar um bocadinho de sol, estava um dia de sol agradável, e literalmente “dar banho à minhoca” porque tentamos pescar, mas não conseguimos levar nenhum peixe para jantar. Pensávamos voltar ao castelo para pernoitar, mas ao ver este local e tantos caravanistas, decidimos pernoitar junto à praia, fomos a Reguengos de Monsaraz comprar algumas coisas que precisávamos, água e pão, por exemplo, voltamos a Monsaraz para apreciar a beleza que o por do sol nos proporciona, do cimo das torres dos castelo e voltamos à praia fluvial para jantar e dormir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *